Review of Manhattan

Manhattan (1979)
9/10
O génio Woody Allen
27 December 2009
Warning: Spoilers
Manhattan, um dos filmes mais brilhantes de Woody Allen.

O filme começa por nos apresentar uma das melhores cenas iniciais na história do cinema, o fantástico e elegante preto e branco, sobre a voz frenética e insegura de Woody Allen ao mesmo tempo que este descreve através da excelente conjugação de música, palavra e imagem, o que para ele é Nova York.

Woody Allen prova com este filme, nomeadamente com esta brilhante cena, de que o cinema é uma das mais belas artes. Toda a fotografia do filme é excelente e espectacular, muito bem trabalhada, fazendo Manhattan um dos filmes mais visuais de Woody Allen, acho a fotografia de Manhattan tão genial que cada segundo do filme poderia ser parado de modo a ser exposto numa galeria.

Claro que não nos podemos esquecer dos inteligentes diálogos que Woody Allen cria, cada um especifico à sua personagem e levados com humor. A música também está bem escolhida, dando maior profundidade ao filme.

Mas o que realmente torna Manhattan espectacular é a sua história. Ike, um argumentista de pequenos acontecimentos televisivos anda a ter um caso com uma jovem de dezassete anos, aqui ele enfrenta o dilema de acabar a relação devido à idade da rapariga. A esta trama junta-se o seu melhor amigo, que também enfrenta o dilema do homem casado que comete adultério. O seu melhor amigo anda a ter um caso amoroso com uma mulher forte, inteligente e bonita, excelentemente representada por Diane Keaton.

Neste clima de insegurança, Woody Allen consegue alienar sempre situações cómicas mas de grande excelência, como é o caso do seu antigo casamento com uma bissexual, fazendo assim uma paródia à personagem principal.

Nota-se que há amor a Nova York neste filme e Woody Allen consegue nos transmitir inteligentemente do quão absorvente Nova York é. Raramente uma cena é filmada no mesmo cenário, e Woody Allen leva-nos a fazer uma viagem pelos locais mais estimulantes de Manhattan, visitamos galerias, cafés, restaurantes, Central Park e mesmo as ruas noviorquino ao mesmo tempo que acompanhamos a trama.

Woody Allen consegue assim desenvolver uma história muito bem conseguida, que consegue encaixar todos as personagens e acontecimentos de um modo inteligente, tendo como plano de fundo a cidade exuberante de Nova York.

Manhattan é um dos melhores filmes de Woody Allen e um dos melhores filme que vi nos ultimos tempos.
0 out of 0 found this helpful. Was this review helpful? Sign in to vote.
Permalink

Recently Viewed