8/10
A comédia de Kusturica!
27 December 2009
Warning: Spoilers
Um grande filme de Kusturica.

Uma epopeia cigana com um humor de excelência.

O filme chega a ser tão exagerado que é difícil acreditar na realidade.

Um pouco surrealista talvez, ou Kusturica pega nos factos mais aberrantes e ridículos e consegue transportá-los para a tela.

O filme tecnicamente é genial e está muito bem realizado, os planos, a montagem rápida, os enquadramentos escolhidos por Kusturica estão muito bem conseguidos. Além das representações estarem no ponto exacto.

O filme que conta uma história com um humor que mistura o físico com o negro.

Além de a música ter um papel fundamental, retornando assim ao período clássico em que a imagem acompanha o som como se de uma dança se tratasse, além de termos uma banda como fundo.

Mas o ridículo das situações, a maneira como ele é realizado, montado, sem dúvida que é genial.

A história começa por nos apresentar um pai e um filho, logo aí compreendemos que o equilíbrio não está presente neste filme, o exagero é o que filme se irá servir para desenvolver.

O pai um pequeno vigarista, um homem desonesto e que tenta facturar pequenos golpes para sobreviver, tenta convencer um velho cigano para contribuir com ele no golpe. Este diz que pelo apreço que tinha pelo seu pai, ajuda-o financeiramente.

Tenta aglomerar neste golpe um mafioso local, que está sempre drogado e acelerado.

Cada personagem que nos é apresentada tem a sua peculiaridade cómica e a constante desordem e caos que o filme tenta representar, fazem lembrar um pouco de "Feios, Porcos e Maus" neste filme de Kusturica.

O golpe acaba por correr mal, e para resolver o problema acaba por surgir um casamento de inconveniência, onde o pai vigarista tenta juntar o seu jovem filho à irmão do mafioso.

No entanto o jovem filho está apaixonado por outra rapariga, e nesta paixão destaco a cena dos girassóis que está muito bem realizada. Todas as peripécias que surgem a partir daqui revelam um guião inteligente e uma realização muito bem conseguida, fazendo desta pequena paródia, um clássico do cinema, onde numa comédia cuja trama aparenta revelar-se básica, acaba por se tornar num dos melhores filmes do género.

E como todos gostam o filme resulta tão bem, do modo em que não necessita de chocar para se assumir, usando assim o eufemismo para acabar com um final feliz.
0 out of 0 found this helpful. Was this review helpful? Sign in to vote.
Permalink

Recently Viewed